SINPUC sedia Encontro de Formação Sindical em Nova Palmeira
- curimatausinpuc
- 28 de jul.
- 2 min de leitura

Entre os dias 25 e 27 de julho de 2025, a cidade de Nova Palmeira, foi palco do primeiro módulo de formação sindical de base, onde reuniu representantes de diversas cidades, incluindo Baraúna, Cubati, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, Olivedos e São Vicente do Seridó. A programação do curso focou na organização e representação sindical de base, abordando temas essenciais para a compreensão do contexto trabalhista brasileiro.
Entre os assuntos discutidos, destacaram-se "A luta dos trabalhadores no Brasil", "Desigualdade e exclusão social: marcas da formação da sociedade brasileira", "Momentos de ruptura política e participação popular" e a "História da classe trabalhadora no Brasil".

O formato do encontro foi desenhado para maximizar a participação e o engajamento. Com uma metodologia que incluiu mística e dinâmicas interativas, cujo objetivo foi não apenas a transmissão de conteúdo, mas também a interação entre os participantes, a troca de experiências e a socialização dos temas propostos, enriquecendo o aprendizado coletivo.
A realização da formação foi uma solicitação direta do SINPUC à Central Única dos Trabalhadores (CUT/PB), motivada pela percepção de uma carência de capacitação entre os servidores que compõem a base. Para garantir a qualidade e a relevância do conteúdo, o encontro contou com a presença de formadores experientes: Senildo Henriques, presidente da FETAM, e Elinete Rolim, secretária de Formação da CUT/PB.

“A formação é fundamental para o servidor criar consciência de classe, ampliar o conhecimento, entender o papel do sindicato, assim como para a criação de novas lideranças no movimento sindical", afirmou Janiel César, presidente do SINPUC. A iniciativa do SINPUC demonstra o compromisso com a valorização e o empoderamento dos servidores, peças-chave na construção de um movimento sindical mais forte e representativo.














Comentários