Pedra Lavrada: Agentes de Saúde e Endemias (ACS/ACE) realizam Ato Público em defesa do IFA
- curimatausinpuc
- 26 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Reunidos na feira livre de Pedra Lavrada nesta sexta-feira, dia 26, os Agentes de Saúde e Endemias ACS e ACE realizaram Ato Público com panfletagem para denunciar à população sobre o descaso da gestão municipal em não repassar o Incentivo Financeiro Adicional (IFA) a categoria. O SINPUC irá convocar em breve uma reunião com os Agentes de Saúde para avaliar e deliberar os próximos passos da luta.
Este é o segundo ato público dos ACS e ACE de Pedra Lavrada. A categoria está em luta para o pagamento do IFA desde janeiro, sem qualquer sinalização de diálogo por parte do prefeito Tota Guedes. Mesmo assim, os Agentes de Saúde e Endemias são exemplos de profissionalismo, com os indicadores do município batendo as metas prevista no planejamento.
"Já dialogamos com a Secretária de Saúde Doutora Angela, que não solucionou a demanda e encaminhou para o prefeito Tota Guedes. Enviamos ofício solicitando reunião, mas até a presente data o gestor não nos atendeu", criticou Janiel César, presidente do SINPUC.
Alguns municípios da base do SINPUC já reconhecem o IFA como Lei, a exemplo de Olivedos que repassa 100% dos recursos aos ACS e ACE. Em Pedra Lavrada o IFA é regulamentado por meio de Portaria, mas não prevê o rateamento dos recursos na forma de gratificação indenizatória. "Nossa luta é para que aqui a Portaria vire Lei, pois ela representa um mecanismo de valorização do trabalho dos ACS e ACE", concluiu Janiel.

























Comentários