top of page

Formação sindical fortalece luta da classe trabalhadora na região do Curimataú e Seridó Paraibano

  • curimatausinpuc
  • 16 de out.
  • 2 min de leitura
ree

NOVA PALMEIRA/PB – Nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2025, o Sinpuc sediou o II Módulo da Formação Sindical da Região do Curimataú e Seridó Paraibano. A atividade, conduzida pelos formadores Senildo Henriques e Elinete Rolim, reuniu representantes sindicais com o objetivo de aprofundar a análise de conjuntura, resgatar a memória das lutas sindicais e fortalecer a organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no território.


O encontro foi marcado pelo compromisso e disposição de luta dos presentes, com uma programação desenvolvida ao longo de três dias, que combinou análise política, dinâmicas de integração, trabalhos em grupo e debates sobre temas urgentes, como a Reforma Administrativa, a terceirização e a precarização do serviço público.


A abertura política contou com a vice-presidente da Confetam, Cícera Batista, que alertou para os riscos da Reforma Administrativa e a terceirização dos serviços públicos. "Somente com muita luta poderemos reverter a situação", afirmou. Entre os principais desafios apontados pelos participantes estão:

- Ameaças da Reforma Administrativa aos direitos dos servidores;

- Avanço da terceirização e precarização do trabalho;

- Dificuldades na negociação coletiva;

- Ataques aos serviços públicos e tentativas de privatização.


Um dos eixos centrais da formação foi o resgate histórico do "Novo Sindicalismo" e o processo de fundação da CUT. Através de estudos em grupo e exibição de vídeos, os participantes relembraram a resistência durante a ditadura militar, o surgimento de movimentos sociais nas décadas de 1970 e 1980 e a criação da CUT em 1983, em São Bernardo do Campo.


Foram destacadas figuras históricas como Margarida Maria Alves e Chico Mendes, e a importância da atuação de lideranças sindicais que, mesmo sob repressão, construíram as bases de um sindicalismo autêntico, democrático e combativo.


Os debates destacaram a necessidade de renovação de quadros e novas estratégias de mobilização para engajar a classe trabalhadora.

"O maior desafio é resgatar o senso de coletividade da classe trabalhadora", observou a participante Ceiça Costa, durante os debates.


Ao final do evento, foram reafirmados os princípios da CUT: unidade da classe trabalhadora, solidariedade, autonomia e a luta por uma sociedade democrática e socialista. “O encontro serviu para fortalecer a rede de solidariedade entre os sindicalistas da região e reacender o ânimo para os desafios futuros”. Afirmou o presidente do Sinpuc, Janiel César.

 
 
 

Comentários


Travessa Maria Mártir de Medeiros, n° 18 - Centro, CEP: 58.184-000, Nova Palmeira/PB

Rua: João Cordeiros Sobrinho, n° 30 - Bairro Monte Santo, CEP: 58.187-000, Picuí/PB

Rua: Modesto José, n° 93 - Centro, CEP: 58.258-000, São Vicente do Seridó/PB

Rua: Teodósio Ledo de Oliveira, n° 154 -  Centro, CEP: 58.160-000, Olivedos/PB

  • Whatsapp

(83) 3638-1201

bottom of page