Agentes de Saúde de Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Frei Martinho cobram o pagamento do IFA garantido por Lei
- curimatausinpuc
- 12 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) realizaram na manhã desta sexta-feira, dia 12, Paralisação Regional convocada pelo SINPUC, em frente a prefeitura de Pedra Lavrada. No geral, a categoria reivindica o pagamento do IFA, dos 40% de gratificação por insalubridade e ajuda de custo para o deslocamento durante o trabalho. Em Pedra Lavrada, há 4 anos os ACS não recebem fardamento, mesmo com o município recebendo o benefício do IFA.
O presidente do SINPUC Janiel César classificou o ato público como produtivo e destacou a participação de servidores ACS e ACE de Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó e Nova Palmeira. "A mobilização procurou chamar atenção da Gestão para o problema, como também da população em relação a essa pauta", afirmou.
Para Tião Santos, diretor do SINPUC e presidente da CUT/PB, a paralisação atendeu as expectativas da categoria. "Os agentes de saúde estão dispostos ao enfrentamento para novas paralisações. Mandamos o recado e estamos no aguardo que o gestores de Pedra Lavrada e Nova Palmeira se manifestem a respeito", disse Tião. Caso não aja retorno das prefeituras, haverá nova assembleia com a categoria para pressionar até o cumprimento da Lei 479/23.
A situação geral do IFA (Incentivo Financeiro Adicional), dos municípios base do SINPUC no seridó e curimataú está da seguinte forma: as prefeituras de Nova Palmeira, Pedra Lavrada e Frei Martinho não pagam o incentivo aos ACE e ACE. Os demais pagam 50% ou até 100%, como é o caso de Olivedos. Em Frei Martinho há sinalização por parte da gestão em conceder o repasse integral. Pedra Lavrada, São Vicente e Picuí lutam para conquistar os outros 50%. Atualmente a luta do SINPUC é ampliar o pagamento do IFA em 100% para todas as cidades-base.









Comentários